quinta-feira, 3 de março de 2011

Liderança - Parte III


     Passaram-se três anos. José trabalhou muito todo esse período. Comprou casa nova, simples. Carro um pouco melhor do que o antigo. Juntou-se com Mariana e casaram depois de quatro anos de namoro. Em todo esse tempo ele mostrou a capacidade que ele tinha, nunca desistiu de nada e nunca deixou de lado. Mostrou ao Alexandre que ele poderia ser mais do que aquilo. Ele poderia ser o seu substituto. Pela competência, determinação e ousadia de ideias e projetos. A persistência, a coragem.
        
      José estava determinado que á o presidente daquela grande revista. Depois de oito anos de muitos esforços, o velho presidente o chamou para conversar.  José mesmo depois de anos, sempre ficou ansioso. Isso já era normal dele, e Alexandre mesmo sério, percebeu em todas às vezes. Quando o chamou, parecia que era o oposto do que ele pretendia falar.

- Sente-se aí menino, disse Alexandre. Sentou José e olhava fixamente o chefe.
Alexandre começa - Você sabe que eu já estou a vinte e oito anos nessa empresa. Que já liderei outras, mas foi aqui que fiquei. Já estou cansado de trabalhar. Vou fazer sessenta anos e quero aposentar-me. E por conta de todo o esforço, toda conquista que você me mostrou, quero que você seja líder dessa revista. José olhou espantado e logo percebeu que era verdade, e que não era um sonho. Fechou os olhos por dois segundos e quando abriu percebeu que era mesmo aquilo que tinha ouvido. Continuou Alexandre á fala:
- Quero que você fique no meu lugar e seja líder de tudo isso. Você conquistou, e se você está nesse cargo, é porque você lutou por essa liderança e eu tenho orgulho de chama-lo de novo presidente.
     
      José totalmente paralisado ficou muito feliz e depois de uma semana já estava como presidente. Todas as revistas falavam dele, citavam o empenho que ele teve em todos os anos de trabalho.
      
    Passou trinta e oito anos e ele viu que aquela empresa mudou muito, cresceu muito. Alexandre já tinha falecido, por doenças do coração. E José se viu como ele, se aposentando logo. Ele observou todos os seus empregados. Os esforços de uns e de outros. E dele mesmo.
      
     Ele casado com Mariana teve dois filhos e ambos seguiram áreas diferentes. Mariana dois anos depois de José ter sido presidente, abandou seu cargo e deu para o vice-presidente da empresa Termax.
      
   José escreveu um pequeno livro sobre todos esses anos que esteve na Revista e como chegou até ser presidente. No final desse livro ele concluiu com uma frase:

    ‘Um líder é uma figura que inspira e influencia, principalmente por meio de seu exemplo de vida. A persistência pode valer muito apena. Eu cheguei aqui, realizei meus sonhos e você é capaz disso. Lute, corra atrás. Tenha coragem e nunca desista. ’ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário